quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

BRASILEIROS VOAM MAIS CARO

A  aviação  comercial  brasileira  cresceu  nos  últimos  vinte  anos ,  quase  quadruplicou  o
número  de  aeronaves  em  atividades  dentro  do  nosso  território  e  também  houve  maior
projeção  de  viagens  ao  exterior .
Nosso  país ,  é  hoje  o  terceiro  maior  transportador  aéreo  comercial  do  planeta ,  chegamos
em  2013  ao  destacado  número  de  120  milhões  de  passageiros ,  somos  superados  apenas
pelos  Estados  Unidos  e  China .
No  entanto ,  apesar  do  honroso  destaque  nacional  em  relação  ao  movimento  global ,  as
companhias  aéreas  brasileira  não  apresentam  superavit  financeiro  satisfatório .
Como  exemplo ,  a  TAM  e  a  GOL  ,  as  duas  maiores  que  abocanham   75%  do  mercado ,
operam  no  vermelho   há  mais  de  dois  anos .
Para  não  fechar  as  portas ,  causados  por  insucessos  no  seu  lucro  final  ,  a  TAM  teve  que
unir-se  em  parceria  com  a  LAN   (  chilena ) .
O  grande  problema  das  companhias  brasileiras ,  não  é  transportar  milhares  de  passageiros ,
e  sim ,  no  preço  exorbitante  do  combustível  (  querosene  )  cobrados  em  nosso  território .
Abastecer  um  jato  comercial  no  Brasil ,  custa  85 %  mais  caro  do  que  encher  um  tanque
nos  Estados  Unidos .  Abastecer  um  boeing em  Recife  custa  5,20  o  galão  de  querosene ,
enquanto  que  em  Nova  York  o  mesmo  combustível  custa  2,80  o galão  que  é  a  medida
internacional  para  todas  as  aeronaves .
A  gasolina  de  aviação  brasileira ,  é  a  mais  cara   pela  incidência  de  altos  impostos  cobrados
nos  combustíveis  aéreos . 
O  que  deixa  todas  as  companhia  que  operam  no  país  ou  em  parceria  com  as  empresas  de
nações  vizinhas  como  Argentina ,  Chile ,  Colômbia  e  Peru   em  precária  situação  financeira .
Aliado  a  isso ,  some-se  os  custos  adicionais  de  operação  nos  aeroportos  brasileiros ,  que  na
verdade ,  são  bem  superiores  ao  cobrado  nos  aeroportos  do  exterior .
Há  uma  urgente  necessidade ,  de  que  a  política  econômica  imposta  pelo  governo  nacional ,
reveja  seu  posicionamento  em  relação  à  cobrança   de  altos  impostos  (  icms ,  pis ,  cofins )
incidentes  nos  preços  dos  combustíveis  da  aviação ,  para  corrigir  uma  aberrante  distorção
que  em  suma ,  influencia  substancialmente ,  os  valores  para  cima  no  bolso  dos  brasileiros .
Nos  últimos  anos  estamos  voando  mais ,  embora  paguemos  mais  caro  pelo  voo  encurtando
as  distâncias ,  mas  que  acresce ,  em  muito  as  despesas  no  seu  custo  final .


                                            Jerônimo  Sales  

.............................................................................................................................................

 Fontes  :   Revista   Veja   -   Edição   11 / 09 / 2013  
                  Site  Boeing  do  Brasil   -  www.boeing.com.br 
                  Imagem  da  Internet .
                  Vídeo  do  Youtube  -  Voo  do  747  - Lufthansa .


      Use   fone  de  ouvido  e  siga  o  link  :     https://www.youtube.com/watch?v=UEbb0vSAEJs

Nenhum comentário:

Postar um comentário