número de aeronaves em atividades dentro do nosso território e também houve maior
projeção de viagens ao exterior .
Nosso país , é hoje o terceiro maior transportador aéreo comercial do planeta , chegamos
em 2013 ao destacado número de 120 milhões de passageiros , somos superados apenas
pelos Estados Unidos e China .
No entanto , apesar do honroso destaque nacional em relação ao movimento global , as
companhias aéreas brasileira não apresentam superavit financeiro satisfatório .
Como exemplo , a TAM e a GOL , as duas maiores que abocanham 75% do mercado ,
operam no vermelho há mais de dois anos .
Para não fechar as portas , causados por insucessos no seu lucro final , a TAM teve que
unir-se em parceria com a LAN ( chilena ) .
O grande problema das companhias brasileiras , não é transportar milhares de passageiros ,
e sim , no preço exorbitante do combustível ( querosene ) cobrados em nosso território .
Abastecer um jato comercial no Brasil , custa 85 % mais caro do que encher um tanque
nos Estados Unidos . Abastecer um boeing em Recife custa 5,20 o galão de querosene ,
enquanto que em Nova York o mesmo combustível custa 2,80 o galão que é a medida
internacional para todas as aeronaves .
A gasolina de aviação brasileira , é a mais cara pela incidência de altos impostos cobrados
nos combustíveis aéreos .
O que deixa todas as companhia que operam no país ou em parceria com as empresas de
nações vizinhas como Argentina , Chile , Colômbia e Peru em precária situação financeira .
Aliado a isso , some-se os custos adicionais de operação nos aeroportos brasileiros , que na
verdade , são bem superiores ao cobrado nos aeroportos do exterior .
Há uma urgente necessidade , de que a política econômica imposta pelo governo nacional ,
reveja seu posicionamento em relação à cobrança de altos impostos ( icms , pis , cofins )
incidentes nos preços dos combustíveis da aviação , para corrigir uma aberrante distorção
que em suma , influencia substancialmente , os valores para cima no bolso dos brasileiros .
Nos últimos anos estamos voando mais , embora paguemos mais caro pelo voo encurtando
as distâncias , mas que acresce , em muito as despesas no seu custo final .
Jerônimo Sales
.............................................................................................................................................
Fontes : Revista Veja - Edição 11 / 09 / 2013
Site Boeing do Brasil - www.boeing.com.br
Imagem da Internet .
Vídeo do Youtube - Voo do 747 - Lufthansa .
Use fone de ouvido e siga o link : https://www.youtube.com/watch?v=UEbb0vSAEJs
Nenhum comentário:
Postar um comentário