sexta-feira, 23 de outubro de 2015

INCLUSÃO DIGITAL

Nem  todas  as  escolas  públicas  do  país ,  tem  sua  sala  de  informática ,  onde  todos  os  
alunos  frequentam  o  ambiente  pelo  menos  três  vezes  por  semana .
Em  grande  parte  delas ,  existem  os  equipamentos  no  ambiente  digital ,  mas ,  acontece
que  nem  todas  as  redes  públicas  estão  conectadas  à  Internet .
Se  não  houver  a  interatividade  com  a  internet ,  a  escola  não  vai  poder  realizar  atividade
principal ,  que  é  a  pesquisa  on  line ,  dos  diversos  temas  apresentados  em  sala  de  aula .
Geralmente ,  no  discurso  do  Prefeito ,  na  hora  da  inauguração  deste  importante  avanço  na
escola ,  foi  garantida  que  a  inclusão  digital  das  crianças ,  sendo  uma  prioridade .
Na  verdade ,  o  ato  político  gera  uma  estatística  em  números ,  onde  o  futuro  parece  chegar
a  passos  avançados .
Pura  ilusão ,  pois  ainda  que  a  ferramenta  digital  ( computador )  esteja  lá ,  não  há  alguém
com  capacidade  suficiente ,  pelo  menos  pedagogicamente ,  para  fazer  funcionar  a  contento
o  manejo  adequado ,  do  uso  dos  computadores  na  sala  de  aula ,  tecnicamente  falando .
Um  estudo  da  Organização  para   Cooperação  e  Desenvolvimento Econômico  ( OCDE ) , nos
revela  que ,  apesar  do  Brasil  ter  avançado  em  números  quantitativos  de  computadores  em
instalação  nas  escolas ,  nosso   País  patina  quando  o  assunto  é  instalação  e  aprendizado  real pelos alunos .
No  ranking  mundial  da  última  pesquisa  global ,  o  Brasil  ficou  no  antepenúltimo  lugar ,  na
questão  de  análise  da  competência  dos  alunos  na  área  digital ,  quando  o  assunto  é  domínio
e  manejo  adequado  dos  equipamentos  colocados  a  sua  disposição  nas  escolas  públicas .
É  de  entender-se  que ,  ainda  não  existe  na  educação  de  informática  ,  um  botão  liga / desliga
para  que  se  possa  fazer  o  alunato ,  usar  o  computados  da  forma  e  maneira  mais  apropriada .
O  objetivo  dos  computadores  na  escola ,  é  de  caráter  cultural  e  informativo ,  nunca  com  o
pretexto  para  divertir  os  alunos  em  acessos  às  redes  sociais .
O  avanço  tecnológico  em  países  como  a  China ,  Singapura , Coréia  do  Sul  e  outros  da
União  Europeia  ,  revela  que  os  investimentos  na  área  de  informática  educacional ,  faz  o
uso  moderado  do  computador ,  apenas  para  aprendizado  integrado  ao  conjunto  das  escolas .
Sem  o  treinamento  adequado  de  professores  de  informática ,  sem  usar  os  softwares  certos ,
e  a  indicação  dos  conteúdos  corretos ,  a  mídia  não  representará  nenhum  avanço .

Acompanha  esta  postagem ,  vídeo  do  Youtube ,  com  apresentação   das  experiências  exitosas
nas  escolas  públicas  de  Curitiba  ,  sobre  o  elevado  grau  de  aprendizado  dos  alunos  e  ainda
da  aproximação  de  seus  pais ,  que  aderiram  ao  Projeto  Piloto  de  Informática  da  Escola .
Parabéns  ao Professor  Eduardo  Tanaka  da  Escola  Pública  em  Curitiba . 
Exemplo  de  eficiência  e  compromisso  com  a  educação  dos  jovens  no  Brasil .


                                       Jerônimo  Sales  

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   Fontes  :     Jornal    Estadão  -  SP   20 / 09 / 2015 
                      Revista  Isto É     -  SP   23 / 09 / 2015 
                      Imagem  da  Internet  .

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